HELLO!

Oh Yeah, agora sou uma english teacher!

Os caminhos e descaminhos da profissão me tornaram professora de inglês do Jardim I ao 9º ano do Fundamental II (OH MY GOD) assim, num click. Continuo trabalhando na mesma escola que me deu o tão esperado primeiro emprego, desde o início do ano passado. Escola privada. Só que agora minha rotina está muito mais hard, muitas turmas e muitos, muuuitos alunos. É uma mistura de ”tia-teacher-professora-emily” que as vezes esqueço quem eu sou dentre tantas personagens que assumimos no dia a dia. E o nome de cada aluno? Vixi, difícil de aprender!

Dar aula de inglês é tão prazeroso quanto de história. Porque é aula! E aula é o que eu gosto de fazer… Afinal, quem fica feliz chegando em casa sem ter do que reclamar, querendo rancar o pescoço de um aluno, estressada, com dor de cabeça, com raiva do volume de trabalho comparado ao salário, rezando para que aquela semana com feriado chegue logo. Quem vive feliz sem esse tipo de preocupação?! hahahahaha

Mas, apesar das diversões, dar aula de inglês hoje em dia pode ser tão frustrante quanto de História.

O que mais queremos nas aulas de História? Criar consciências nos alunos, capacidade de abstração sobre os temas do passado, criar ferramentas para que se consiga conectar os eventos do passado com as vivências da sociedade nos dias de hoje. A linda capacidade de interpretar textos e imagens, músicas e filmes. Tudo em prol do crescimento como cidadão consciente num mundo globalizado, diferente de algumas décadas atrás, um mundo que gira numa velocidade cada vez maior e que, por isso, precisa de ser reinventado na sala de aula também.

O que queremos nas aulas de inglês? Alunos que aproveitem essa matéria na grade curricular para conseguir se comunicar, escrever, traduzir, criar textos e falar em outra língua. A língua mais bombante aí nesse mesmo mundo globalizado em que vive o estudante de história. Aprender isso através de músicas do gosto popular, de histórias também, de um pouquinho de gramática decoreba.

O que conseguimos nas aulas de História e de Inglês? Passar muito conteúdo, cumprir no tempo exigido um livro imenso e que, apesar de melhorando, muito conteudista, privilegiando acontecimentos que não condizem tanto com a realidade do alunos em determinada comunidade. Poucas aulas por semana. Muita cobrança que vem de cima. Aulas quadradas, salas quadradas, pouca interdisciplinaridade. Pouco apoio aos alunos especiais. Muito discurso, cobrança e poucas oportunidades reais de ação. Provas, provas e mais provas escritas que são obrigatórias. Poucos pontos a serem distribuídos para trabalhos que exigem nada mais do que criatividade. A escola vem podando a criatividade e os alunos sabem disso, eles me falam, eu só concordo e pergunto o que faremos para mudar… Pais te cobrando por quê  livro do seu filho, mal educado, desatento, está em branco. Você com pouco tempo para dar visto, escrever na agenda, dar pontos, explicar para a prova, aula quadrada, tendo que manter todos os alunos sentados, pois isso é o mais importante (será?). Tendo que ser mãe, psicóloga, tia, amiga, ouvinte, brigona, mandona, chatona. Quando, na verdade, você recebe para.. deixa eu ver.. nem sei… pouco!

Inglês, História, sempre trazendo orgulho enquanto profissão, disciplinas lindas…

Alunos curiosos, desafiadores, alimentadores gratuitos de ego, lindos…

Sistema, escola, funcionamento da educação, feios…

Leave a comment