#Dica : Recurso Didático

Imagem do site

Exemplo

Os desafios de ser professor são muitos. De lecionar História, enormes.

Acontece que quando se é criança ou adolescente, ou seja, quando se cursa do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, a relação com a disciplina de História costuma ser de amor ou ódio.

Sempre ouço o seguinte:

– dos adultos: “Nossa, quando eu estudava adorava história!”

– de alguns alunos: “Professora, eu amoo sua matéria!”

– de outros alunos: “Aff, é muito chato.”

Normal. Vá perguntar a um professor de Humanas sobre o que ele acha da Matemática…

O fato é que, nós professores do século XXI, especialmente de História, procuramos sempre saídas para que a construção do conhecimento que é baseada no passado, não seja sinônimo de “aula para dormir”, as 7h da manhã.

Pessoalmente, nada que uns gritos que assustam os alunos no meio da aula não resolvam. Mas, como tenho amor pela minha já frágil voz, procuro diversificar as formas de dar aula. O famoso ‘cuspe e giz’ que hoje é ‘cuspe e pincel’ ainda acontecem. A aula expositiva é um recurso eficiente e que não sai de moda. No entanto, ela deve ser intercalada com recursos didáticos. Do sexto ao terceiro ano busco linguagens que se adaptem à realidade do aluno e sua capacidade de cognição. As brincadeiras, as rodas de debate, os murais e diversas formas de apresentação de trabalho estão sempre na pauta. Mas para o cotidiano, utilizo o quadro – escrever e explicar ou explicar escrevendo -, exponho o conteúdo com o recurso do PowerPoint e, mais recentemente, do Prezi, e apresento uma infinidade de vídeos (na maioria dos casos provenientes do YouTube).

Observo intensamente a reação dos alunos ao meu modo de lecionar e percebo que essa dinâmica entre explicar, quadro, exercícios, debates e vídeos funciona bem. Tem sido bem produtivo no 3ºano do EM em que a pauta é o ENEM, no qual o conteúdo acaba sendo engolido rapidamente aula a aula.

Toda essa introdução é para enaltecer uma série de histórias animadas disponíveis no YouTube que utilizo bastante nos temas do Mundo Antigo.

Vá ao www.youtube.com e digite na barra : GRANDES CIVILIZAÇÕES.

Vários usuários do site já postaram e repostaram e lá, professores, vocês estarão servidos de vídeos que explicam da maneira mais didática possível sobre o Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma, etc. Para os alunos mais novos, é perfeito. Uma vez que eles tem bastante dificuldade em relacionar os temas do passado tão distante. Já utilizei com os alunos do Ensino Médio com um pouco de receio de que eles achassem muito infantil, no entanto, muitos deles apesar de não revelarem, também apresentam grandes dificuldades de compreender o tempo histórico e a animação permite fazer essa conexão e ”visualizar” os fatos do passado.

Essa é minha dica, baseada em experiências de sucesso. Mediem as informações presente nos vídeos, e BOA AULA!

Leave a comment